quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Entrevista - Simone Simons

Essa entrevista foi realizada na Filadélfia, no dia 24 de outubro desse ano.

"Parece completamente surreal que eu tive a oprotunidade de entrevistar a Simone Simons no Trocadero, Filadélfia, na semana passada. Epica foi provavelmente a segunda banda de Symphonic Metal que eu conheci, logo após Within Temptation. A música deles sempre me impressionou por causa de suas composições complexas, letras poéticas e vocais de presença marcante. Eu fui para essa entrevista muito nervoso, me sentindo apreensivo por todos os motivos possíveis. Felizmente, Simone Simons foi uma pessoa ótima para se fazer minha primeira entrevista, e ela me fez perceber vários elementos da música do Epica e também o crescimento musical da banda com o seu novo álbum, Requiem For The Indifferent. Atualmente, eles estão em turnê pela América do Norte, e o Epica nunca esteve tão bom!

Epica

Entrevistador (Justin Boyer): Como é estar em Philly de novo?
Simone: Ontem nós passamos o dia passeando e fizemos turismo. Fomos a alguns museus e visitamos a estátua de pedra.

E: Ah, aquela estátua de pedra na frente do museu?
S: Sim.


E: Ela é um ícone.
S: É realmente um ícone. Nós tiramos algumas fotos e fomos à loja Whole Foods, apenas aproveitamos um pouco os ares de Philly. É, hoje é dia de show. Nós estamos muito animados, eu amo esse teatro! É sempre  maravilhoso.


E: Eu gosto desse teatro por causa desse ar clássico.
S: Sim, exatamente.

Epica

E: Eu acho que ele era um cinema que foi renovado, virando uma casa de show onde há excelentes shows de metal.
S: Sim, ele realmente tem esse ar, e não é como uma caixa de sapatos. Sabe como? Tem um ambiente realmente muito legal.


E: Eu li muitas entrevistas em que você disse que é inspirada a escrever músicas por muitos filmes, como Burn to a Cinder, que foi baseada em Entrevista com o Vampiro. Eu sou um grande fã da Anne Rice, então eu fiquei muito animado por saber isso.
S: É, legal!



E: É apenas o fato de que os filmes terem uma qualidade épica que te inspira a escrever uma música baseada neles?
S: Primeiramente eu sou uma musicista, mas também sou uma viciada em filmes. Então, eu acabo encontrando muita inspiração em filmes, e a música do Epica também acaba sendo uma grande enumeração de filmes. Nós amamos Hans Zimmer, Danny Elfman, e eles são definitivamente uma influência em nosso estilo musical. Eu não li os livros de Anne Rice, mas o meu namorado leu, e ele os tem em casa. Mas o filme é um dos meus preferidos de todos os tempos.


E: Ele é definitivamente mais filosófico do que a maioria dos filmes de vampiro.
S: É sim.


E: Você entra na mente do vampiro.
S: Eu não sou uma fã do... Ai, como vocês os chamam... Esse grande sucesso agora com aquele vampiro...


E: Ah, o...
S: Crepúsculo! Esse não é...


E: Eles não são vampiros. Agora, falando do álbum Requiem For The Indifferent, tem uma música chamada Serenade...
S: Sim, of Self-Destruction.


E: Então, ela é baseada no Shogun, certo?
S: Não, não é completamente baseada no filme. O tópico da música é suicídio, visto de perspectivas diferentes dos suicídios da cultura Islâmica, os ataques suicidas. Então, você tem o suicídio visto através de um samurai cometendo seppuku, um suicídio que é para salvar sua honra. E aquela parte, a parte japonesa... Aquilo que é do Shogun.


E: Ok, eu vi isso numa entrevista.
S: Sim, tudo bem! Quando eu vi o filme, eu fiquei meio "Uau!"... É como... Não muito legal ou coisa do tipo, mas é uma maneira interessante de se ver o suicídio. Agora, há uma terceira perspectiva, o suicídio individual, que é trágico. Então sim... É sobre isso que é a música.


E: Bom, eu realmente amei a música, ela é brilhante.
S: Na verdade, nós queríamos tocá-la essa noite, mas não podemos tocar por muito tempo, então tivemos que deixá-la de fora.


E: É, ela tem mais de sete minutos.
S: Nós amamos músicas longas!


E: Eu amo músicas longas. Eu estava pensando em "The Promise", do Within Temptation, e essa é uma música longa muito legal.
S: Obrigada.

Epica

E: Agora falando do álbum propriamente, você se estendeu vocalmente. Como você se sentiu ao tentar cantar em diferentes alcances que você talvez não estivesse, de certa forma, acostumada?
S: Eu gosto de me desafiar para que as pessoas não durmam enquanto ouvem nossa música. Eu venho de uma nuance mais clássica, mas eu sinto que nem toda música precisa de um vocal clássico. Algumas só precisam de uma nova aproximação vocal, então essa gravação foi uma boa oportunidade de conduzir isso para algo novo, um pouco mais agressivo.


E: Definitivamente há um toque de agressividade em algumas partes do álbum. Eu gosto disso! Às vezes, você tem a impressão de que vocais femininos são "inocentes". Mas esse é um cenário musical, poxa! Você definitivamente teve um momento de Maria Brink (a vocalista do "In This Moment"). Agora, falando dos outros álbuns, eles têm muitos comentários sociais e políticos. Eu não sei se uma ou duas músicas nesse álbum falam sobre a situação da Primavera Árabe. Como uma música que relata uma questão política tão relevante se encaixa num fundo maior do álbum?
S: Nós fomos musicalmente influenciados pela cultura e política árabes porque muitas das nossas músicas tem um toque árabe. Mark  está sempre muito interessado no que acontece por lá. Todos os que assistem aos jornais podem ver o que está acontecendo. Através de nossa música, podemos passar uma mensagem sobre o que está acontecendo no mundo e fazer as pessoas pensarem sobre isso. É uma forma de expressar nossas opiniões, não tanto, é claro, porque queremos que as pessoas pensem e formem suas próprias opiniões. Mas gostamos de colocar as cartas sobre a mesa. Isso faz parte de nossa música desde o primeiro dia; Façade of Reality fala sobre o ataque às Torres Gêmeas. Esses têm sido tópicos de nossas músicas.


E: Eu gosto disso de verdade porque ajuda as pessoas a entenderem que o metal não é um gênero de música vazio e imbecil.
S: Não, e nossas músicas têm sua importância.


E: Você sabe, não é, algumas pessoas dizem "Ah, o rap é música idiota!". Mas o rap historicamente contém muitos comentários sobre política e sociedade, assim como sua música. Eu realmente amo esse elemento de sua música, muito.
S: Que legal. Você gosta de usar seu cérebro!


E: Na verdade eu li o encarte e o estudei.
S: Uau, legal! Então todos os seus encartes estão um pouco gastos?


E: Sim.
S: Eu sempre reparo nas sessões de autógrafo quando as pessoas levam seus encartes. Então eu digo "Você leu as letras!". Os encartes estão simplesmente surrados.


E: Algumas das melhores novelas que eu tenho espalhadas pelo meu quarto são musicais. São meus livros preferidos. Alguns anos atrás você estava envolvida em um projeto musical chamado Xystus? Essencialmente, você cantou "God".
S: Sim, eu fiz a Lady Sophia, que criou o mundo usando música. Isso já foi há quase cinco anos atrás. Foi um pequeno projeto com um DVD, um CD ao vivo e cinco shows. Foi uma experiência ótima, mas não algo que eu quisesse fazer pelo resto da minha vida. Mas foi realmente legal fazê-lo e explorar diferentes âmbitos.


E: Além disso, no início da turnê desse ano, vocês tiveram a companhia maravilhosa da Floor Jansen em uma das músicas. Foi em Sancta Terra, não é?
S: Sim, nós fizemos algumas turnês com o ReVamp e os convidamos várias vezes para subir ao palco conosco.


E: Você acha que um possível futuro álbum contaria com a presença dela?
S: Eu não sei. Eu diria que vamos dexar todas as opções em aberto.


E: Digo, é realmente uma boa ideia. Talvez um dia a veremos cantar com você. Suas vozes ficam reamente muito boas juntas!
S: Obrigada!


E: Eu tenho só mais uma pergunta, e é de uma amiga minha. Ela lê o seu blog...
S: Smoon'Style


E: Sim, e nele você fala que maquiagens você usa e como as pessoas podem usá-las. Quais são seus tipos preferidos de maquiagem para se usar?
S: Ah, essa é uma pergunta muito boa! Eu gosto de usar Kryolan, MAC, Laura Mercier, Revlon e Nior. Eu gosto muito, sou uma viciada em maquiagem e cosméticos. Quando estou nos Estados Unidos, eu tenho a tendência a endoidar e gastar muito dinheiro aqui.


E: Tem um monte de boas lojas em Philly que têm esse tipo de coisa.
S: Eu estava no Macys ontém e na loja da MAC, e claro que comprei algo.


E: Você tentaria trabalhar na indústria da moda ou cosmética? Eu sei que a Sharon, do Within Temptation, fez até faculdade para isso.
S: Eu também estou trabalhando na indústria cosmética, é como uma segunda profissão para mim. Eu sempre amei, e é uma parte da minha profissão com o Epica, claro. Então, eu tenho muitos anos de prática, aprendendo, e é uma lado da minha profissão que eu amo.


E: Eu espero que você tenha um ótimo show! É realmente maravilhoso que essa tenha sido minha primeira entrevista para o meu blog.
S: Obrigada. Aproveite o show hoje a noite!"

Epica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem após o beep. *BEEEEEEEEEEEP*